segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pedras no caminho

Por Antonio Pereira

O distraído nela tropeçou. 
O bruto a usou como projétil.

O empreendedor usando-a, construiu.


O camponês, cansado da lida, dela fez assento.


Drummond a poetizou.


Para meninos, foi brinquedo.


Já David matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura.


Da faísca do seu atrito, nossos ancestrais se aqueciam no frio.

 
Em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem! Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para seu próprio crescimento. Cada instante que passa é uma gota de vida que nunca mais torna a cair, aproveite cada gota para evoluir... das oportunidades saiba tirar o maior proveito, porque talvez não teremos outra chance.
"Aos que me jogaram pedras, o meu 'muito obrigado'. Porque foram com elas que construi meu castelo."
Quantas pedra me atiraram e atiram e eu contorno o caminho me desviando; claro não quero ser atingida, muitas vezes vou andando encontro pedras e sinto a necessidade de retira-las do caminho para evitar que alguém tropece. Sem que nimguem saiba vamos fazendo a diferença  mesmo nas pequenas coisas do nosso cotidiano, porque cada dia é uma luta pela sobrevivência, todos nós temos que batalhar no bom sentido da vida; as tarefas são muitas cada um tem um roteiro diferente, e as pedras estão sempre presentes no caminho. É ai que
devemos que fazer a diferença, se for uma pedrinha pequena; retire do caminho,   se for uma montanha, vá com calma e devagarzinho contornea poderemos chegar cansados no final,  mas com certeza com a alma mais leve com a certeza que a trajetória foi feita  no tempo certo  respeitando as regras   do limite de cada um. Atitudes simples e comuns que valorizam as pessoas, principalmente os menos favorecidos os rejeitados pela a sociedade do consumismo; "bom dia boa tarde, um sorriso um simples como vai , tudo bem." Faz com que a pessoa sinta que também é gente igual a todos, tem seus valores; eleva sua alto-estima, e contribui até para mudanças de vida , tomadas de atitudes revelando valores embutidos ou no casulo da própria consciência.


"Toda pedra no caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mau existem
Você pode escolher
É preciso saber viver"


O mundo é a grande escola vivemos em constante aprendizado, os erros de ontem servem como corretivo, para que saibamoso fazer certo hojé. Temos dois caminhos a nossa frente e o livre arbítrio para seguir  o que acharmos melhor; lógico que queremos sempre o mais fácil o que nos fará chegar mais rapido ao nosso objetivo. Muito cuidado, as opções mais fáceis sempre nos levam grandes armadilhas das quais sairemos com grandes chagas, para não dizer debitos. Melhor seguir devagar degrau por degrau chegaremos lá  com a certeza  de que a missão foi cumprida com sucesso.




Suzana

Nenhum comentário:

Postar um comentário