domingo, 21 de agosto de 2011

A força da palavra!!!

As Três Peneiras Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - O que você vai me contar já passou pelas três peneiras? - Três peneiras? - Sim. A primeira peneira é a Verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer por aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a Bondade. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: Necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta? E, arremata Sócrates: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas de planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz. PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS ! PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS ! PESSOAS MEDIOCRES FALAM SOBRE PESSOAS ! 













Palavras mal ditas; é preciso que aprendamos  a vigiar nossas palavras. Palavras precipitadas, ditas em momentos de "sangue quente", podem ser começo de grandes problemas. É preciso saber a hora de falar e a de calar, em momentos de fúria em que os nervos estão a flor da pele nos perdemos pela a palavra mal dita, ofendemos  e muitas vezes somos ofendidos  tambem, criamos situações difíceis de serem resolvidas, quando agimos sob o destempero das emoções. A palavra tem uma força inimaginavel, e depois de dita é como a flêxa lançada jamais volta atráz. " A lingua porém, nenhum homem a pode domar. É um mal irrequieto, cheia de veneno mortifero. Com ela bendizemos ao senhor, nosso Pai,  e com ela amaldiçoamos os homens, de uma mesma
        bôca procedem a bênção e a maldição.



   
Paré pense e fale; no momento exato da desconpensação é preciso ter caútela com o que vamos falar há palavras que ferem mais que o punhal.


SUZANA






Quando falar sobre amor, finja nada conhecer, para absorver cada frase que brote do coração.
Quando falar sobre a dor, deixe abertas as janelas da alma para compreender que amor e a dor são tão parecidos, que até os confundimos ao vê-los bem de pertinho.
Quando falar sobre a paz, faça-o no rumor da guerra, para ser ouvido na mais alta voz.
Quando falar sobre sonhos, acorde, para vivê-los na melhor lucidez do seu dia.
Quando falar de amizade, estenda a mão aos seus inimigos, para que possa provar a si mesmo aquilo que gosta de dizer aos outros.
Quando falar de fome, faça um minuto de jejum, para lembrar daqueles que jejuam todos os dias, mesmo sem querer…
Quando falar de frio, abrace alguém. Quando falar de calor, estenda a mão. Quando estender a mão, sustente o braço para que perdure.
Quando falar de felicidade, acredite nela. Quando falar de fé, cerre os olhos para encontrar a razão daquilo em que crê. Quando falar de Deus, faça-o pelo silêncio do seu testemunho.
Quando falar de si mesmo, aprenda a calar, para entender o amor, a dor, a paz, os sonhos …
Quando falar, cuide para que suas palavras sejam melhores que o seu silêncio.



SUZANA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário