segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SUZANA Y MIMIM


"Suzana"
Ele se chama Francisco, apelidado mimim eu me lembro dele mas vagamente. Era alto magro  porte fisíco elegante, ombros largos um lindo princípe negro afrícano        cintura fina bem definida cabeça comprida .


Era um negro que sonhava ganhar o mundo se aventurar vida afora; seu objetivo Paraná. Lembro que ele falava porto de Paranaguá, sei que ele foi, e numca mais se soube noticia sua, faz tanto tempo eu era bem pequenininha; ele chegava em casa bebado  me pegava sentava em cima da mesa,  falava comigo eu era" Suzana sua noiva ficticia" então ele falava de um futuro onde ele chegaria, e com Suzana  constituiriam uma familia. Essa conversa se repetia toda véz que ele chegava em casa  que bebia, meus pais ficavam só vendo aquela conversa ingenua até inocente, sem nenhuma agressão nem maldade; e eu escutava sem pestanejar nem entender aquela fala. Ele viajou realmente como já falei, e não sei onde foi parar meu irmão. E me pergunto agora será que ele encontrou a noiva chamada Suzana, será que tudo deu certo, como será ele hojé, será que se lembra de mim.!!!


Cadê você " MIMIM" eu me lembro de você.Depois de tanto tempo foi que eu  me reportei a um passado longiquo  e me veio tudo a mémoria, como o despertar de um sonho. Conversando com minha mãe ela também falou a mesma coisa, disse que era muito engraçado, aquela historia que ele criou, ou aquele sonho que ele idealizou. Essa historia faz parte  da minha vida, o tempo passou  muitas águas rolarão muitos sonhos se perderão, quem sabe o que aconteceu com MIMIM só Deus;  só posso dizer que esteja onde estiver que Deus te abênçõe, você faz parte da minha historia. O inpressionante é que eu me auto-denominei Suzana nem sei porque, Suzana, Suzana e Suzana; depois foi que a ficha caiu e eu me lembrei de onde vinha  esse nome, estava guardado,  registrado no fundo da minha mémoria.


Será que mimi esta velhinho assim, com filhos muitos netinhos  correndo ao seu redor fazendo festa. E Suzana; como será ela deve ser uma mulata bonita brejeira, de cintura fina e bumbum arrebitado e andar cadenciado; acho que sim, imagino, e são felizes para sempre.!!! Será,,,,,,,há lembrei ele gostava de cantar essa música "Eu sou o samba a voz do morro sou eu mesmo sim senhor , quero mostrar ao povo que tenho valor eu sou o rei do terreiro; Eu sou o samba" ele era o típico boêmio malandro no bom sentido da época.
Tchuaaaaaaaaaaaaaaa MIMIMmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
SUZANA







domingo, 21 de agosto de 2011

A força da palavra!!!

As Três Peneiras Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - O que você vai me contar já passou pelas três peneiras? - Três peneiras? - Sim. A primeira peneira é a Verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer por aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a Bondade. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: Necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta? E, arremata Sócrates: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas de planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz. PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS ! PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS ! PESSOAS MEDIOCRES FALAM SOBRE PESSOAS ! 













Palavras mal ditas; é preciso que aprendamos  a vigiar nossas palavras. Palavras precipitadas, ditas em momentos de "sangue quente", podem ser começo de grandes problemas. É preciso saber a hora de falar e a de calar, em momentos de fúria em que os nervos estão a flor da pele nos perdemos pela a palavra mal dita, ofendemos  e muitas vezes somos ofendidos  tambem, criamos situações difíceis de serem resolvidas, quando agimos sob o destempero das emoções. A palavra tem uma força inimaginavel, e depois de dita é como a flêxa lançada jamais volta atráz. " A lingua porém, nenhum homem a pode domar. É um mal irrequieto, cheia de veneno mortifero. Com ela bendizemos ao senhor, nosso Pai,  e com ela amaldiçoamos os homens, de uma mesma
        bôca procedem a bênção e a maldição.



   
Paré pense e fale; no momento exato da desconpensação é preciso ter caútela com o que vamos falar há palavras que ferem mais que o punhal.


SUZANA






Quando falar sobre amor, finja nada conhecer, para absorver cada frase que brote do coração.
Quando falar sobre a dor, deixe abertas as janelas da alma para compreender que amor e a dor são tão parecidos, que até os confundimos ao vê-los bem de pertinho.
Quando falar sobre a paz, faça-o no rumor da guerra, para ser ouvido na mais alta voz.
Quando falar sobre sonhos, acorde, para vivê-los na melhor lucidez do seu dia.
Quando falar de amizade, estenda a mão aos seus inimigos, para que possa provar a si mesmo aquilo que gosta de dizer aos outros.
Quando falar de fome, faça um minuto de jejum, para lembrar daqueles que jejuam todos os dias, mesmo sem querer…
Quando falar de frio, abrace alguém. Quando falar de calor, estenda a mão. Quando estender a mão, sustente o braço para que perdure.
Quando falar de felicidade, acredite nela. Quando falar de fé, cerre os olhos para encontrar a razão daquilo em que crê. Quando falar de Deus, faça-o pelo silêncio do seu testemunho.
Quando falar de si mesmo, aprenda a calar, para entender o amor, a dor, a paz, os sonhos …
Quando falar, cuide para que suas palavras sejam melhores que o seu silêncio.



SUZANA!!!!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

"MAMÃE" Um coração para amar,!!!

Um coração para amar, pra perdoar e sentir
para chorar e sorrir ao me criar tu me destes
um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater
ansioso por entender as coisas que tu me deste
eis o que eu venho te dar
eis o que eu ponho no altar
toma senhor que ele é teu
meu coração não é meu
Seras sempre por mim amada, mãe amiga mãe querida. Sempre estivestes do meu lado na alegria e na dor, a  coluna mais forte que me sustentou nos percalços da minha vida. Só posso lhe retribuir um pouquinho...no final da estrada lhe dando minha mão  e até carregar-lhe nos braços se preciso for, com todo amor.SUZANA

Tenho às vezes vontade de ser
Novamente um menino
E na hora do meu desespero
Gritar por você
Te pedir que me abrace
E me leve de volta pra casa
E me conte uma história bonita
E me faça dormir
Só queria ouvir sua voz
Me dizendo sorrindo
Aproveite o seu tempo
Você ainda é um menino
Apesar de distância e do tempo
Eu não posso esconder
Tudo isso eu às vezes preciso escutar de      você.   Quantas vezes me sinto perdido
No meio da noite
Com problemas e angústias
Que só gente grande é que tem
Me afagando os cabelos
Você certamente diria
Amanhã de manhã você vai se sair muito bem
Quando eu era criança
Podia chorar nos seus braços
E ouvir tanta coisa bonita
Na minha aflição
Nos momentos alegres
Sentado ao seu lado, eu sorria
E, nas horas difíceis
Podia apertar sua mão .








  

 O anoitecer da existência, é a  tranquilidade da alma de quem teve uma vida devotada ao bem; é a certeza de que chega ao final da jornada terrena com a missão cumprida. Vendo minha mãe assim  sinto em seu semblante tranquilo esta certeza, é como se  estivesse recebendo o trófeu da vitoria  da grande batalha que é a vida. A hora, o tempo passa e eis que se aproxima  o retorno para nossa verdadeira morada, é inevitavel dia menos dia chegara este momento para todos. Nimguem se prepara   para aceitar está realidade, vem a dor e com ela a saudade, o vazio daquele  espaço insubstituivel, também o remorso das coisas que fizemos ou deixamos de fazer, Ai é tarde. " DEPOIS QUE EU ME CHAMAR DAUDADE,
NÃO PRECISO DE VAIDADE QUERO PRECES E NADA MAIS."
  Quado vejo esta foto sinto um aperto no coração,ela é o retrato da desolação, da tristeza e aflição que minha mãe sentia nesse momento. Momentos difíceis  que marcaram sua vida  e deixaram   cicatrizes profundas que jamais  serão esquecidas "traumas". Esse olhar perdido no vazio em busca de respostas, na incerteza, mas o coração em preces que Deus na sua misericordia divina ouviu seu apelo de mãe, e deu-lhe a resposta .  " A vitoria"                                                                                                                                                                                                                                                             


Um dia, o Amor estendeu as mãos
para o nada e abriu o espaço...

Um dia, o Amor estendeu as mãos
para o homem e abriu-se o encontro...

Um dia, o Amor se tornou
vida de tua vida e eu existi...

Mãe, o céu sem confins revela-me teu amor...
A vastidão do mar fala-me da tua bondade...
As altas montanhas refletem teu heroísmo...
A profundeza dos vales espelha tua humildade...
A beleza das flores traduz teu caminho...

Tudo isso encerras dentro de teu grande coração...
E silenciosa, serena, sorrindo,
continuas labutando no cotidiano da vida.
Um dia, o Amor se tornou
vida de tua vida e eu existi.

Obrigado, Mãe!














O tempo da sabedoria, quanto mais vivemos mais aprendemos; a vida é a maior escola. Só depende de nós, o bom aluno sempre tira boas notas. Se olharmos para traz veremos que melhoramos nem que seja um pouquinho, tudo muda é a lei do progresso nossas atitudes nosso temperamento, as vezes nem percebemos; mais acontece.


 A velhice recapitula todo o livro da vida; resume os dons das outras épocas da existência, sem as ilusões nem as paixões, nem os erros. O ancião viu o nada de tudo quanto deixa; entreviu a certeza de tudo o que há de vir. É um vidente. Sabe, crê, vê e espera.                  A velhice é ainda, apezar de tudo espera de tudo, uma das belezas da vida e, certamente uma de suas mais altas harmonias. Por ser santa e pura quanto a primeira infância, aproxima-se de Deus e vê mais claro e              mais longe nas profundezas do infinito. Ela é, na realidade, um começo de desmaterialização. A velhice tem-se dito muitas vezes, é a tarde, é a noite. Há tardes belas e poentes com reflexos de apoteose; e a noite é tão bela, com seu ornato de constelações! Igual a noite, a velhice tem suas via-lácteas, suas estradas brancas e luminosas, reflexo esplêndido de longa vida, cheia de virtude, bondade, de honra! Eis porque são amplamente santas as bênçãos do ancião. O ancião tem uma faculdade de esquecer tudo que lhe foi fútil, supérfluo na vida apaga-se; só  conserva na memória, qual o fundo de um cadinho, o que foi substancial. O ancião curva a testa e inclina-se sobre o coração. Procura converter em amor tudo quanto lhe resta de faculdades, de vigor, de lembranças. A velhice não é uma decadência; é  realmente um progresso.                                                                                                   
                                                                                     

 


                                                                    
Ela é a palavra mais linda
Que um dia o poeta escreveu
Ela é o tesouro que o pobre
Das mãos do Senhor recebeu
Mamãe, mamãe, mamãe
Tu és a razão dos meus dias
Tu és feita de amor e de esperança
Ai, ai, ai, mamãe
Eu cresci, o caminho perdi
Volto a ti e me sinto criança
Mamãe, mamãe, mamãe
Eu te lembro o chinelo na mão
O avental todo sujo de ovo
Se eu pudesse
Eu queria, outra vez, mamãe
Começar tudo, tudo de novo.!!!                          




Eu não sou nada sem você minha mamãe;
fico pensando  como vou sofrer se te perder,
aflita e angustiada vivo, por ver-te assim  se distanciando
da vida . Seus passos tão lentos  sua voz tão  fraquinha que até parece um leve sussurar,
" Seus olhos são tão serenos sua figura cansada, pela idade foi vencida mais caminha sua estrada." Sim minha mãe é uma grande fortaleza, espírito elevado ama a vida, sempre repete; a pior vida é melhor que a morte."






Maria Helena Gouveia

Mãe, quem é você?
Se estou feliz,
quantas vezes te esqueço;
se estou triste,
quantas vezes te procuro.
Mãe, quem é você,
que eu critico,
de quem eu exijo coisas tão pequenas
para satisfazer a minha comodidade,
mas a quem peço a maior ajuda
nos instantes mais difíceis?

Mãe, quem é você,
para quem eu tantas vezes
esqueço o meu carinho,
e de quem exijo tanta atenção?

Mãe, quem é você, com que discuto
e para quem peço conselhos?
Mãe, quem é você,
para quem reclamo sempre,
e para quem guardo
o abraço maior e a maior ternura.

Mãe, eu sei,
Você só é... AMOR

Aquí estou, para te dar meu carinho
Sentir teu perfume embalando meus sonhos
Teus abraços de amor a me proteger
Teu sorriso, tuas mãos, tua pele, teus olhos
Tudo que me faz crescer


Agradeço a vida
Consentida, refletida
No espelho da alma
Amiga e companheira
Agradeço o amor


Tão suave em teu peito
Tão puro e sem medo
Tão mágico e pleno
Da luz de Jesus
Das bênçãos de Deus!


Te amo

      Eu ví minha mãe rezando aos pés da virgem Maria era uma santa escutando, o que a outra santa dizia